(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

5 dicas para recuperação após cirurgia de coluna

Por Gustavo. 16 de dezembro, 2014. Comente este post

O período de recuperação após uma cirurgia de coluna é fundamental para o sucesso do procedimento. O seu corpo precisa de tempo para se recuperar e retornar ao normal. O tempo de recuperação varia conforme o tipo de cirurgia e também conforme a resposta individual de cada um. Enquanto o processo de cicatrização acontece, algumas mudanças diárias podem ser necessárias, para não sobrecarregar a região da cirurgia, principalmente nas primeiras semanas. Tomar cuidado no preparo antes da cirurgia serão de grande valia quando você retornar a sua casa.

image

1. Colocar itens comumente utilizados ao alcance das mãos

Para evitar ter que toda hora levantar para buscar algo, é importante já deixar alguns itens próximo aos locais em que você pretende repousar. Pode ser recomendado evitar, no início, os movimentos de levantar com freqüência, inclinar para pegar objetos localizados em locais baixos, ou pegar peso. É importante portanto antecipar a futura necessidade de tais objetos e já deixá-los por perto. Tenha certeza que no banheiro e na cozinha todos os produtos estão ao alcance das mãos.

2. Acerte com alguém para ficar com você nos primeiros dias

Se você mora sozinho, você pode desejar ter um amigo ou familiar junto nos primeiros dias após uma cirurgia. Você pode precisar que algum deles faça compras, prepare refeições, resolva alguma questão na casa ou receba alguém.

3. Deixe alguns alimento ou comidas já preparados

É importante manter uma dieta saudável no período de recuperação, mas pode ser difícil prepará-las já que você acaba de ser submetido a uma cirurgia na coluna. Se você puder já prepare antes alguns pratos e comidas e deixe-os congelados no freezer, assim após a cirurgia bastará esquentá-los. Além disso alguns snacks saudáveis estão disponíveis no mercado para refeições mais rápidas, além de frutas e outros alimentos que você já está acostumado a comer.

4. Calçados adequados para utilização nos primeiros dias

Existem calçados adequados que evitam que você possivelmente escorregue ou que sinta desconforto nos primeiros dias. Fique atento se os calçados que você vai utilizar são de fácil manuseio e não são escorregadios.

5. Tenha certeza que você tem travesseiros de sobra 

Nos primeiros dias pode ser difícil achar a melhor posição já que a cirurgia pode causar algum desconforto. Por isso podem ser necessários travesseiros para auxiliar no repouso buscando uma posição adequada. É recomendado travesseiros entre as pernas quando estiver de lado, ou abaixo dos joelhos quando de barriga para cima.

Embora as cirurgias de coluna estejam cada vez menos agressivas e portanto menos dolorosas, as medidas acima procuram ajudar pacientes que podem precisar de cirurgia de coluna. Tanto para cirurgias de descompressão lombar, de retirada de hérnia de disco, ou cirurgias maiores como a artrodese, o período após a cirurgia é fundamental para uma excelente recuperação e alívio das dores.

 

Dr. Gustavo Carriço – tratamento menos invasivo de hérnia de disco – Florianópolis / SC

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00