(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Ciática que não tem origem na coluna

Por Gustavo. 20 de janeiro, 2015. Comente este post

Ciática ou dor ciática é a sensação de pinçamento de nervo que é sentida na coluna irradiando ao longo do glúteo, região posterior da coxa e muitas vezes pela face póstero-lateral da perna. Os especialistas de colunas afirmam que a dor ciática provavelmente é uma das principais queixas dos pacientes no consultório. Numa definição simples, ciática é a dor que ocorre pelo pinçamento do nervo ciático que sai da coluna em direção a perna. O nervo ciático ou isquiático é formado pela união das últimas raízes lombares (L4-S2), assim que elas deixam a coluna através dos forames intervertebrais.

image

Foi publicado recentemente no Journal of the American Academy of Orthopaedics Surgeons, pelo Dr. Bennett D. Grim, MD, e outros especialistas de coluna, um artigo de revisão sobre o tema. Segundo os autores, a causa mais comum de dor ciática são as hérnias de disco e as patologias que causam estenose de canal lombar, portanto a coluna. Porém existem condições que causam compressão ou inflamação no nervo ciático que estão localizadas fora da coluna, portanto ao longo do trajeto do nervo em direção a perna. Estas incluem:

1. Patologias do quadril. Problemas nas articulações do quadril, principalmente artrose da articulação coxo-femoral podem simular dores no nervo ciático. Além da artrose, sacroileíte, bursite ou alterações miofasciais da cintura pélvica incluindo as tendinopatias (glúteo médio, quadrado lombar, etc).

2. Diminuição do suprimento sanguíneo. Alguns pacientes pode apresentar estreitamento das artérias e veias que correm pelas coxas e pernas e tais alterações provocarem sintomas que simulam as dores do nervo ciático. Diferentemente das dores de ciático causadas por problemas na coluna, as dores de origem circulatória não aliviam com a flexão do tronco.

3. Tumores. Embora raros, existem tumores principalmente na região do glúteo, pelve e posterior da coxa que podem comprimir o nervo ciático e provocar dor ao longo do seu trajeto.

4. Síndrome do piriforme. Embora ainda muito discutida devido a sua difícil comprovação, sabe-se que o nervo ciático emerge na região posterior do glúteo após passar muito próximo do músculo piriforme, que se estiver contraído por tensão ou sobrecarga de uso, pode comprimir o nervo ciático de maneira periférica causando dores semelhantes as de origem na coluna, com a diferença de não aliviarem com a flexão do tronco.

5. Neuropatia periférica. Certas condições médicas como o diabetes causam alterações e lesões no nervos fora da coluna. Estas lesões são chamadas de neuropatia periférica.

6. Compressão ou processos inflamatórios periféricos. Cistos, coleções como abscessos que se desenvolvem por trauma ou infecção podem ocasionar compressão ciática de maneira periférica e os sintomas serem muitos semelhantes ao de uma hérnia de disco lombar.

 

A coluna ainda é a principal responsável pelas dores ao longo dos nervos ciáticos. Mas certifique-se com seu médico ou um especialista se as dores tem origem que não na coluna. O tratamento pode ser totalmente diferente para os diferentes problemas.

O Dr Gustavo Carriço é especialista de coluna em Florianópolis, Santa Catarina.

Tratamento de dor lombar e hérnia de disco, cirurgia minimamente invasiva de coluna. Cirurgia de coluna em Florianópolis.

 

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00