(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Cirurgia de coluna por acesso lateral

Por Gustavo. 22 de maio, 2016. Comente este post

Uma das grandes queixas de paciente submetidos a cirurgia de coluna é a dor do acesso, ou dor pós agressão cirúrgica. Sabe-se que existe um dano nas partes moles causado pela própria da abordagem posterior a coluna vertebral, mais especificamente na musculatura paravertebral.

Foi desenvolvido pelo Dr. Luiz Pimenta de São Paulo e colaboradores norte americanos, uma técnica nova chamada de XLIF® (do inglês eXtreme Lateral Interbody Fusion / fusão intersomática por via extremo-lateral), que difere das técnicas tradicionais de acesso a coluna vertebral.

No XLIF, através de uma incisão (±5 cm) lateral ao corpo do paciente, tubos dilatadores são progressivamente colocados até a coluna, não interferindo nos músculos de trás da coluna. O procedimento é considerado minimamente invasivo devido às suas características, o sangramento geralmente pequeno, existe preservação dos músculos posteriores, e menor tempo de hospitalização do que uma cirurgia aberta.

O Dr. Gustavo Carriço recentemente participou de evento latino americano apresentando seus casos operados.

aula ldr meeting

Entre as melhores indicações para cirurgias com abordagens laterais estão as hérnias de disco, degeneração acima de uma artrodese realizada previamente (fotos abaixo) e as escolioses degenerativas sem importante estenose de canal lombar.

Existem hoje no mercado duas empresas que trabalham com os sistemas de fixação por abordagem lateral. O Dr. Gustavo Carriço até o momento é o único médico no sul do país com experiência com as duas técnicas. Abaixo caso ilustrativo realizado recentemente de correção de artrodese lateral L2L4 para tratamento de escoliose degenerativa e espondilolistese grau 1 por acesso lateral, acima de artrodese posterior L4S1 realizada há 10 anos.

ap ayrton pequeno perfil pequeno pequeno

Dr. Carriço – Clínica da Coluna Vertebral / (48) 30287070

Médico Ortopedista e Cirurgião de Coluna / Mestre em Medicina

CEO Aplicativo SF36+

Visite www.sf36plus.com.br

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00