(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Hérnia de disco e Nucleotome

Por Gustavo. 03 de setembro, 2014. Comente este post

DISCECTOMIA AUTOMATIZADA COM NUCLEOTOME

Um moderno e seguro tratamento para pacientes que apresentam dor lombar ou nas dor costas e que apresentam hérnia de disco contida (hérnia de disco sem volumosa extrusão do material discal), e principalmente para os que apresentam também dor radicular (dor no membro inferior provocada pelo compressão ou pinçamento de uma raiz nervosa, que segue exatamente o trajeto do nervo daquele nível), é a discectomia percutânea, também chamada de Nucleotomia Automatizada ou Nucleotome.

O tratamento com o NUCLEOTOME está bem indicada para hérnias de disco lombares com os critérios acima mencionados, principalmente por ser realizada por acesso minimamente invasivo, menor que 1 cm, utilizar abordagem lateral as estruturas nervosas, portanto sem risco de lesão por manipulação neural (dormência ou perda de força), garantindo excelente segurança do procedimento.

radioscopia nucleotome

Nucleotome no tratamento de hérnia de disco

NUCLEOTOME: COMO FUNCIONA

O sistema Nucleotome® usa uma aparelho de aspiração automática conectado por canos de plástico finos a uma sonda especializada. Por meio de uma punção percutânea se introduz uma sonda e a ponta progride até ser posicionada dentro do disco herniado (no núcleo). Todo procedimento é feito guiado pela imagem do raio X. Esta ponta é romba e tem uma abertura lateral capaz de aspirar e cortar os pedaços do disco quando o sistema é fechado e o aparelho ligado. O Aparelho cria ciclos de vácuos, que duram frações de segundos, neste momento o pedaço do disco próximo a abertura é aspirado e depois cortado pela ponta da sonda especializada, em seguida um fluxo de liquido (soro fisiológico) que irriga o sistema de forma continua move os pedaços do núcleo discal no sentido da ponta para o coletor que fica no aparelho. Neste fluxo o liquido é impulsionado do aparelho para o disco e do disco retorna para o coletor no aparelho, assim promove-se a remoção dos pedaços núcleo pulposo que formam a hérnia do disco.

animacao nucleotome

RESULTADO

Os pacientes podem obter o resultado imediato com melhora da dor e da compressão causada pela hérnia de disco. O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia do procedimento já podendo ir para casa caminhando, é encaminhado para reabilitação da coluna para garantir o resultado por tempo prolongado. O Nucleotome® não produz calor dando assim segurança e conforto ao paciente. O material do núcleo do disco é coletado o que permite exame laboratorial quando necessário.

Dr. Gustavo Carriço – cirurgia de coluna – cirurgia minimamente invasiva de coluna – tratamento para hérnia de disco em Florianópolis

Tratamento de dor lombar em Florianópolis

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00