(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Cirurgia Menos Invasiva

Por Gustavo. 05 de agosto, 2013. Comente este post

Acompanhando os avanços tecnológicos nas diversas áreas médicas, envolvendo sofisticados instrumentais para abordagem menos invasivas, as patologias mais complexas na área da coluna vertebral também estão recebendo tratamentos menos agressivos.

Esse conjunto de procedimentos são denominados de procedimentos ou cirurgias minimamente invasivas, que consistem em se realizar as cirurgias com mini incisões, técnicas com utilização do microscópio ou o endoscópio e tem como grande benefício a rápida recuperação dos pacientes e menor agressão às estruturas não envolvidas na patologia de base.

foto-3

Entre elas, algumas que já têm comprovações científicas com elevado grau de recomendação, estão a Discectomia percutânea que pode ser realizada utilizando os instrumentais 1) Dekompressor (Stryker); e 2) Nucletomome (Clarus), entre outras. Estas técnicas estão bem indicadas para hérnias discais contidas pequenas.

Discectomia percutânea automática: DekompressorTM

É uma técnica minimamente invasiva para extração automática do núcleo pulposo utilizando se de uma cânula de 1,5 mm de diâmetro movida à bateria cujo objetivo é a descompressão discal. A grande diferença procedimento é ser minimamente invasivo (1,5 mm), segura, e promover rápido retorno as atividades normais. Não é necessário anestesia geral nem internação hospitalar por mais de 24 horas. Já existem alguns estudos clínicos mostrando eficácia ao redor de 80% (ALÒ.

Nucleotome (Clarus Medical)

É uma técnica introduzida no Brasil no ano de 2008 e é considerada uma evolução de todas as técnicas de discectomia automatizada. Nesta técnica, utiliza-se uma cânula de aspiração de cerca de 2 mm de diâmetro e o material discal é cortado com jatos d’agua emitidos pelo dispositivo na ponta da cânula a 960 km/hora e sugada através de uma sonda. Além, do efeito descompressivo do procedimento, esta técnica permite a “lavagem”do disco, possibilitando a remoção de substâncias químicas mediadoras de inflamação. Os trabalhos clínicos iniciais são muito animadores e seguros para o tratamento de hérnias de disco contidas.

Dr. Gustavo Carriço tratamento para hérnia de disco em Florianópolis

Tags:
404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00