(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Dormência nas mãos e nos dedos?

Por Gustavo. 31 de agosto, 2014. Comente este post

Você está certo que recebeu o diagnóstico correto para dormência de suas mãos?

Antes de iniciar o tratamento para dor e/ou dormência nas suas mãos, confirme seu diagnóstico: às vezes radiculopatia cervical (dor ao longo da raiz nervosa originada na região cervical) pode ser confundida com síndrome do túnel do carpo (ou vice-versa), já que os sintomas podem ser similares.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
Síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo mediano, que alcança a mão através de um túnel formado por ossos no punho, está comprimido, ocasionando dor e dormência nas regiões palmares dos primeiro, segundo, terceiro e metade do quarto dedos da mão. Usualmente estes sintomas intensificam-se no período noturno, e em casos avançados podem estar associados a fraqueza (perda de força).

image

RADICULOPATIA CERVICAL

Radiculopatia cervical (usualmente decorrente de “pinçamento de nervo no pescoço”) ocorre quando uma raiz nervosa emergente na coluna cervical está comprimida ou sofrendo processo inflamatório por uma hérnia de disco cervical, estenose de canal cervical, ou alteração degenerativa da coluna cervical. Dependendo da raiz nervosa acometida, dor ou dormência são percebidos ao longo do membro superior nas regiões correspondentes.
Pacientes tipicamente sentem dor, fraqueza e dormência nas áreas ou territórios servidos pelos nervos envolvidos e estas podem ser as mãos, inclusive nas mesmas regiões da síndrome do túnel do carpo, por isso muitas vezes há confusão.

image

A avaliação médica e correta investigação através de exames de condução nervosa e ressonância magnética definem a causa do problema e orientam o tratamento.

Certifique-se antes por exemplo de receber tratamento ou ser submetido a uma cirurgia de descompressão para nervo periférico, que o problema realmente está no membro superior, e não é decorrente de uma hérnia de disco cervical.

Hérnia de disco cervical – 2014 – cirurgia minimamente invasiva da coluna – médico especialista de coluna em Florianópolis, Santa Catarina.

Dr. Gustavo Carriço tratamento para dor lombar e hérnia de disco em Florianópolis

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00