(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Cuidados com a coluna durante viagem longa

Por Gustavo. 14 de fevereiro, 2015. Comente este post

Todos sabemos que permanecer por longo período na mesma posição pode ser extremamente cansativo e doloroso, principalmente para a coluna vertebral. As dores nas costas estão entre as principais reclamações principalmente durante os feriados prolongados. Além das lesões dos discos intervertebrais, os músculos podem “encurtar” e a dor pode aparecer, como um sinal de que as coisas não vão bem na região que sustenta o corpo.

Principalmente em carros baixos, quando estamos sentados, a nossa coluna lombar se posiciona em flexão (cifose) o que leva a maior compressão anterior dos discos intervertebrais. Isto já não ocorre com tanta facilidade em caminhonetes ou caminhões, ou carros com enchimento lombar, já que a coluna se posiciona em posição mais adequada.

dr-carrico_dicas_e_saude

Um dos problemas mais comuns entre os brasileiros, e que pode estar relacionado ao hábito de dirigir muito, é a hérnia de disco. No país, cerca de seis milhões de pessoas sofrem com o problema e frequentemente referem dor lombar ou dores nas costas.

Saiba o que fazer antes e durante uma longa viagem para não sentir dores incômodas nas costas e curtir o feriado:

1. Quando for fazer as malas, não fique curvado por muito tempo.
2. Malas pesadas também podem fazer com que as costas acusem dor. É melhor dividir os pertences em duas malas do que sobrecarregar apenas uma. Isso facilita o transporte nos braços e costas.
3. Malas com rodas também são melhores do que aquelas que serão levadas nas costas ou nos ombros.
4. Alongue-se a cada uma hora. A cada duas ou três horas, dê uma pausa na viagem e caminhe.
5. Uma almofada posicionada perto da lombar durante a viagem pode aliviar tensões e preservar a saúde da coluna. Colocar algo abaixo dos pés para mantê-los retos no chão também são boas opções para não forçar a musculatura.
6. Se a viagem for de ônibus ou avião, aproveite as paradas para caminhar. Caminhar no corredor também ajuda.
7. Se for dormir durante a viagem, use um apoio para o pescoço.

Dr. Gustavo Carriço, especialista de coluna em Florianópolis

Tratamento menos invasivo para hérnia de disco lombar e cervical

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00