(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Curso de cirurgia por vídeo na Alemanha

Por Gustavo. 27 de abril, 2015. Comente este post

Sabe-se que quando está indicada cirurgia para retirada de hérnia de disco, quanto menor agressão aos tecidos ao redor da coluna, melhor para recuperação dos pacientes. Neste sentido, a cirurgia endoscópica realizada por vídeo, ou videoendoscopia de coluna vertebral, tem transformado o conceito de cirurgia da coluna, por ser um método muito menos traumático e com o mínimo de agressão comparado com as técnicas convencionais.

Hoje em dia existem diversos métodos para a realização das cirurgias por vídeo (YESS, Richard-Wolf, Vertebris, Maxmore e Thessys) com diferenças pequenas entre as marcas. O que chama a atenção positivamente, é que quase todas elas podem ser realizadas com o paciente sob anestesia local e sedação leve, o que evita complicações inerentes a anestegia geral, principalmente para pacientes mais idosos.

Acesso transforaminal

Acesso transforaminal

Sobre a abordagem a coluna vertebral, ela pode ser realizado por duas vias de acesso, a transforaminal (mais lateralmente) e a via de acesso interlaminar (próximo a linha média do corpo), criado para suprir principalmente o nível L5-S1. Diferentemente do que se acreditava no início, quando surgiram os primeiros trabalhos científicos sobre o uso desta técnica para hérnia discal, na década de 90, hoje a vídeo de coluna pode ser utilizada para diferentes níveis da região lombar, e até as regiões torácica e cervical.

As melhores indicações para cirurgia por vídeo de coluna hoje são as hérnias consideradas foraminais (mais laterais, facilmente acessíveis pelo endoscópio) e também casos de recidiva, em que se deseja evitar o caminho e a cicatriz da cirurgia anterior, com o objetivo de diminuir o índice de fibrose pós-cirúrgica.

Foi realizado entre os dias 22-27 de abril de 2015, em Munique na Alemanha, coordenado pelo grupo do Dr Thomas Hoogland, um dos pioneiros no mundo da cirurgia de coluna por vídeo, o “Endoscopic cadaveric hands-on course” ou Curso de cirurgia de coluna por endoscopia com prática em cadáver, que contou com a participação do Dr. Gustavo Carriço, único brasileiro presente neste evento. Foram realizadas cirurgias ao vivo com participação de diversos médicos do mundo, aulas teóricas e treinamento em cadáver.

curso de video em munique grupo todo sem refri

Dr. Gustavo Carriço de Oliveira, cirurgia de coluna, especialista e médico de coluna em Florianópolis, Santa Catarina

Cirurgia de coluna por vídeo

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00