(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Curso de técnicas modernas de coluna nos EUA

Por Gustavo. 17 de outubro, 2017. Comente este post

Quando está indicada cirurgia para retirada de hérnia de disco, quanto menor agressão aos tecidos ao redor da coluna, melhor para recuperação dos pacientes. Neste sentido, as cirurgias menos agressivas, com incisões menores, tem transformado o conceito de cirurgia da coluna por serem menos traumáticas e com o mínimo de agressão comparado com as técnicas convencionais.

Hoje em dia existem diversos métodos para a realização das cirurgias chamadas de MIS ou minimally invasive surgery. Especialmente devido ao uso de retratores tubulares é possível com adequada iluminação e visualização trabalhar num espaço menor. Há menos sangramento e menor agressão a musculatura.

Antigamente era realizadas incisões grandes para que o cirurgião ter boa visualização de todas as estruturas. Porém tal abordagem era também agressiva, e muitos pacientes trocavam a dor da patologia pela “dor do acesso”, ou dor do trauma cirúrgico.

Foi realizado entre os dias 05 e 07 de setembro em Miami nos Estados Unidos, o “Advanced Spine Course” do Instituto Zimmer, com aulas teóricas e atividades práticas. O curso abordou técnicas modernas para todas as regiões da coluna, incluindo as técnicas de cirurgia por acesso lateral (XLIF, LLIF) e as artrodeses posteriores com retratores tubulares (MIS-TLIF). O Dr. Gustavo Carriço apresentou um caso clínico de um paciente operado em Florianópolis/SC.

Dr. Gustavo Carriço de Oliveira, cirurgia de coluna, especialista e médico de coluna em Florianópolis.

Cirurgia de coluna por vídeo, cirurgia de coluna minimamente invasiva, rizotomia de facetas, artrodese menos invasiva, MIS-TILF, XLIF, tratamento de coluna em Florianópolis, Santa Catarina.

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00