(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Disc FX técnica sem corte para hérnia de disco

Por Gustavo. 03 de maio, 2015. Comente este post

A hérnia de disco lombar continua sendo o maior vilão e temor dos pacientes com alguma queixa de dor lombar ou dor ao longo do nervo ciático. A maior parte dos casos a dor melhora com o uso de analgésicos, anti- inflamatórios, relaxantes musculares e tratamento fisioterápico, mas ocasionalmente a dor não melhora e as crises de dor se tornam mais freqüentes e mais intensas. Existem situações que chegam a precisar de uma cirurgia, principalmente quando a hérnia de disco é grande, e se está associada a instabilidade uo perda da funcão neurológica.

image

Porém para hérnias consideradas contidas (menores) e muito dolorosas, quando não associadas a perda da funcão neurológica, existe uma técnica minimamente invasiva (isto é, causando menos lesão no corpo do paciente, de modo que o paciente se recupera mais rápido e pode voltar ao trabalho mais rapidamente), realizada de modo percutâneo (isto é, por meio de agulhas ou instrumentos bem finos introduzidas no corpo do paciente pela pele, sem a necessidade de se realizar cortes ou dar pontos) e com anestesia local e uma leve sedação.

No procedimento Disc-FX, após a retirada do disco com uma pinça longa e fina introduzida pela região lateral do corpo , tratamos as fissuras do ânulo fibroso (que é outra causa de dor). Retiramos a pinça de dentro da agulha e utilizamos agora um eletródio (um tipo de fio metálico) que é melhor conectado a um aparelho gerador de radiofreqüência. Dirigimos então o eletródio em direção das fissuras do ânulo fibroso e aplicamos esta radiofrequência, causando sua contração e fechamento.

O procedimento é aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nos Estados Unidos o procedimento Disc-FX foi aprovado pelos rigorosos critérios do FDA (Food and Drugs and Administration – A ANVISA norte-americana) desde 2006. Vários pacientes já foram submetidos a este tratamento nos Estados Unidos, Europa e em vários outros países.

Reportagem do Globo Repórter sobre Dor: https://www.youtube.com/watch?v=tOb3mQqlKXI

Dr. Gustavo Carriço realizou seu treinamento na Universidade LMU em Munique na Alemanha.

 

Cirurgia de coluna, hérnia de disco, dor lombar, especialista de coluna em Florianópolis/SC.

(48) 32294000

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00