(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Como evitar dor lombar durante a gravidez

Por Gustavo. 28 de setembro, 2014. Comente este post

Além de serem muito comuns na população geral, dores nas costas e na região lombar são queixas frequentes durante a gravidez. A maioria dos estudos mostra que cerca de 50% das mulheres gestantes experimentam tal desconforto.

Um estudo sueco recente mostrou que cerca de 78% das mulheres grávidas entrevistadas apresentaram incapacidade para continuar suas atividades de trabalho devido a dor lombar intensa.

Tais números mostram portanto que dor lombar é uma queixa real durante a gravidez, e provavelmente afeta uma em cada duas mulheres. Mas os dados da pesquisa nos fazem pensar: estamos realmente fazendo e tomando as medidas necessárias para prevenir este problema?

image

 

CAUSAS DE DOR LOMBAR:

Na maioria dos casos, a dor se inicia na segunda metade da gestação. Existem diferentes causas que podem contribuir para o seu aparecimento:

1) Mudanças de postura: conforme a gravidez progride, o útero e o abdome vão expandir, e a pelve sofrerá importante alteração de posicionamento. Há portanto uma mudança no centro de gravidade do corpo associada ao estiramento e enfraquecimento da musculatura abdominal. Como resultado, seu corpo tentará através de compensação fazer pequenos ajustes na sua postura e na maneira com que você se movimenta. Isso vai colocar por fim sua coluna em sobrecarga e a dor poderá aparecer.

2) Alterações hormonais: felizmente seu corpo é inteligente ao realizar adaptações durante a gravidez. A parte crucial, que inclusive é preparação para o parto, é a produção de hormônios que vão deixar músculos e articulações mais flexíveis, e ligamentos mais elásticos ou “frouxos”. O problema é que tais estruturas conectam a pelve a coluna vertebral e se estiverem em estado de frouxidão podem causar certo grau de instabilidade, perda de suporte para a coluna e dor.

3) Separação do músculo reto abdominal: o músculo reto abdominal é considerado um importante músculo visível na região anterior do abdome, que auxilia na flexão do tronco e estabilização da coluna vertebral. Durante a gravidez este músculo se separa (suas duas principais porções) e enfraquece. Tal fenômeno favorece dor lombar, por contribuir na alteração postural e perda do suporte biomecânico.

 

COMO EVITAR OU DIMINUIR A DOR:

1) Praticar postura adequada: tenha certeza de que você está cuidando de sua postura enquanto sentada ou na posição em pé. Você pode achar que passar a maior parte do dia sentada faz bem a sua coluna, mas pode ter efeito totalmente contrário. Existem cadeiras adaptadas, com bom suporte lombar e apoio para os pés. Evite consultar em demasia o telefone celular, ombros e músculos das costas devem estar relaxados, e se possível evite ficar muito tempo na mesma posição.

2) Evite pegar peso ou fletir-se de maneira repetitiva para a frente. Sua coluna já está sobrecarregada, não exagere.

3) Massagem: a massagem pode ser maravilhosa ao relaxar os músculos de sua coluna e de todo o seu corpo. Você pode pedir para seu companheiro fazer ou contratar massagista que tenha experiência com mulheres gestantes.

image

4) Sono: ideal para a sua coluna é dormir na posição de lado. A posição de barriga para cima colocará sua coluna em sobrecarga de pressão, o que pode causar dor.

5) Atividade física: atividades como natação, Pilates ou exercícios com orientação profissional fortalecem os músculos fundamentais não somente durante a gravidez, mas também essenciais durante o parto. Há profissionais, incluindo os fisioterapeutas, muito capacitados para auxiliar a manter o corpo equilibrado durante a gravidez.

image

6) Calçados: há uma recomendação para evitar salto alto durante a gravidez, embora os de solado muito baixo também não sejam recomendados.

De maneira geral durante a gravidez, dores na coluna e na região lombar são frequentes. Porém há necessidade de se destacar que embora a grande maioria seja causada por alterações menos graves, existem relatos frequentes de hérnia de disco no período. O médico deve ser consultado se persistirem os sintomas.

Dr. Gustavo Carriço especialista em coluna em Florianópolis – tratamento de hérnia de disco – www.sf36plus.com.br

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00