(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Ficar muito tempo sentado e a sua coluna

Por Gustavo. 18 de outubro, 2015. Comente este post

Uma nova pesquisa conduzida na Mayo Clinic nos Estados Unidos está esclarecendo algumas questões sobre o preço que pagamos por ficarmos muito tempo sentados. Os estudos foram publicados recentemente como resultados preliminares e encontraram evidências de que o comportamento sedentário, incluindo ficar muito tempo sentado, aumenta o risco de desenvolvimento de uma série de doenças degenerativas na coluna vertebral. Além dos possíveis problemas circulatórios decorrentes de atividades realizadas na mesma posição por tempo prolongado, como varizes, problemas nos pés, problemas cardiológicos e diabetes, as alterações degenerativas na coluna, entre elas a hérnia de disco, foram encontradas com maior prevalência neste grupo de indivíduos.

“O segredo é dividir ou quebrar as atividades durante o dia”, diz o professor de ergonomia Alan Hedge, da Cornell University. “Sentar ou ficar muito tempo em pé não é bom para nossa saúde”, ele destacou. Além disso, ficou claro que após 10 minutos sentado o indivíduo tem a tendência natural de se inclinar para frente e isso é muito prejudicial para a coluna, uma vez que há anteriorização do centro de gravidade, aumentando a pressão nos discos intervertebrais.

O British Journal of Sports Medicine publicou este ano “guidelines for sitting”. O texto recomenda após duas horas sentado que sejam realizados exercícios de alongamento fora da posição sentada. Outro estudo da NASA cita que ficar em pé por dois minutos 16 vezes por dia é uma efetiva estratégia para conservar densidade óssea e muscular.

Ficar em pé queima entre meia e uma caloria a mais que ficar sentado. Para um período de 4 horas isso pode representar 240 calorias queimadas. Ficar mais de que uma hora sentado diminui os níveis de uma enzima chamada lipoproteína lipase, que faz com que as calorias sejam armazenadas como gordura e não queimadas durante a atividade muscular. As evidências são inúmeras hoje em dia, sobre a relação entre ficar muito tempo sentado e os problemas de saúde incluindo a coluna.

Hérnias de disco, protusão discal, alterações de postura, e dores nas costas podem ocorrer como consequência de hábitos ruins durante atividades de trabalho, no carro ou durante o período que passamos em casa.

Nossa postura e o tempo gasto enquanto estamos sentados são muito mais importantes do que o tipo de cadeira ou assento que usamos. Cuide bem de sua coluna, a saúde do seu corpo está diretamente relacionada a sua qualidade de vida.

direcao e coluna

Dr. Gustavo Carriço – Ortopedia, médico especialista de coluna em Florianópolis Santa Catarina

Tratamento de hérnia de disco minimamente invasivo. Dr. Carriço – Clínica da Coluna Vertebral

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00