Diferentes tratamentos para sua dor lombar

É descrito na literatura, e já de conhecimento dos profissionais de saúde que tratam patologias da coluna, que por volta dos 40 anos a maioria das pessoas apresentará algum grau de degeneração discal. Para alguns este processo causará somente desconforto, para outros porém a condição pode ser extremamente dolorosa.

Hernia de disco lombar

Seguem abaixo algumas opções de tratamento que podem auxiliar na escolha do melhor caminho quando a causa do problema for o disco intervertebral.

EXERCÍCIOS PARA A DOR

É ainda muito controverso, mas quando o assunto é exercício logo vem a cabeça opções como a caminhada, academia ou exercícios de ginástica. O fato é que para pacientes que estão em crise de dor aguda ou com sintomas de forte intensidade, relacionados a degeneração discal, nem sempre o exercício é a melhor opção, principalmente se realizado com flexão do tronco ou sobrecarga ou impacto na lombar. Realizar atividades físicas é muito benéfico por aumentar o suprimento sanguíneo para as estruturas afetadas ao redor do disco, auxiliando em sua cicatrização e recuperação. Porém, como citado, deve ser realizado em fase com menor intensidade de dor, caso contrário pode fazer até mal.

MEDICAÇÕES

Muitas pessoas com dor lombar ou cervical de origem discal necessitarão do uso de anti-inflamatórios como medicação. Em geral, os analgésicos comuns ou os mais fortes como os opióides (codeína, tramadol, etc ), embora mais seguros, costumam não trazer tanto alívio para a dor na fase aguda ou nas crises se comparados aos anti-inflamatórios.

MUDANÇAS DE HÁBITOS

É fundamental ficar atento para identificar algumas atividades que machucam sua coluna e podem inclusive causar dor lombar e hérnia de disco na coluna. Muitas vezes a prevenção é mais eficaz que o tratamento. Portanto evite atividades com o tronco muito inclinado para frente, ficar muito tempo sentado, observe o assento do seu automóvel se não está causando flexão para parte da frente da coluna (bancos de caminhonetes são sempre melhores para a coluna) e cuidado ao carregar ou elevar objetos pesados.

FISIOTERAPIA

É mais que comprovado e de conhecimento de todos que a fisioterapia é uma grande ferramenta no sentido de corrigir os desvios posturais, promover alívio da dor através de suas técnicas de analgesia e principalmente de promover correção dos fatores biomecânicos que estão causando os problemas atuais.

Se você já recebeu diagnóstico de degeneração no disco intervertebral de sua coluna, e se você está sentindo dor a opção de procurar um fisioterapeuta é recomendada. Há excelentes profissionais atuando hoje em dia e eles costumam utilizar técnicas de terapia manual (minha primeira opção para pacientes com dor) para alcançar o alívio dos sintomas.

CIRURGIA E PROCEDIMENTOS NA COLUNA

A degeneração na coluna não é processo infinitamente progressivo. Alguns pacientes experimentam um período com muita dor mas melhoram com o tratamento conservador. Em sua maioria o disco leva cerca de até 3 a 5 anos para estabilizar ou “secar”, perdendo a capacidade de sofrer mudança volumétrica, portanto menor potencial de provocar dor.

Porém, um grupo de pacientes que gira em torno de 10% dos pacientes com dor lombar crônica seguem por mais tempo com dor, seja por elevado grau de degeneração, compressão neurológica ou quando por causas nem sempre reconhecidas a evolução simplesmente não é favorável.

Para tais situações existem hoje medidas muito seguras, procedimentos percutâneos para hérnia de disco onde o paciente vai embora para casa no mesmo dia, e até mesmo cirurgia com abordagens hoje menos agressivas que permitem rápido retorno as atividades habituais.

Recomenda-se para pacientes com dores mais persistentes ou de grau elevado a consulta médica especializada.

Dr. Gustavo Carriço, ortopedia e cirurgia de coluna

Tratamento de hérnia de disco e dor lombar em Florianópolis

SF36 plus, www.sf36plus.com.br