(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Hérnia e protrusão de disco entenda a diferença

Por Gustavo. 30 de novembro, 2015. Comente este post

Hérnia de disco e protusão do disco. Existe diferença?

Existem diversos termos utilizados para descrever as patologias do disco intervertebral e as dores relacionadas, entre eles “hérnia de disco”, “pinçamento do nervo”, “ciática”, “protusão do disco”, “abaulamento do disco”, “desgaste do líquido da coluna”, entre outros.
Infelizmente, os termos protusão e hérnia de disco nem sempre são utilizados de maneira padronizada e os pacientes geralmente ficam confusos.

Por hérnia de disco, define-se um disco que sofreu ruptura ou fissura de seu anel externo (ânulo fibroso) e extravasamento de seu conteúdo através desta lesão, lesão geralmente mais dolorosa.
Por protusão discal, também chamada de abaulamento do disco, entende-se um disco que está abaulado (em inglês “bulge”); pode até ter sofrido ruptura de suas fibras externas, mas sem extravasamento de seu conteúdo interno (núcleo pulposo).

image

É portanto importante atentar que existem diferenças entre tais lesões, tanto em suas manifestações clínicas como também entre seus prognósticos. Ambas podem ou não comprimir nervos na região da coluna, causando ou não dor irradiada para os membros inferiores.

Mesmo que o tratamento seja semelhante, e existam grandes chances de ocorrer resolução natural e estabilização com o passar do tempo, o que esperar em relação ao futuro muda muito se o paciente apresenta hérnia ou protusão do disco. O prognóstico muda muito também conforme o grau de hidratação do disco, se existe degeneração associada nos platôs vertebrais adjacentes, se existe instabilidade no segmento (escorregamento entre as vértebras), se há um bom alinhamento da coluna vertebral, etc.

É fundamental portanto tomar cuidado para não nos basearmos em avaliações que levam em consideração somente o laudo dos exames, ainda mais que os laudos podem variar muito de radiologista para radiologista. As imagens da ressonância magnética, idealmente, devem ser discutidas entre o médico assistente e o paciente.

Cirurgia minimamente invasiva da coluna – Carriço tratamento para hérnia de disco em Florianópolis

Dr. Gustavo – Dr. Carriço – Clínica da Coluna Vertebral – Florianópolis/Santa Catarina

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00