(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Monitorização intra-operatória

Por Gustavo. 04 de agosto, 2013. Comente este post

Monitorização intra-operatória ou neuromonitorização é o conjunto de exames e testes eletrofisiológicos do sistema nervoso realizados no paciente durante a cirurgia de coluna. Tem o objetivo de informar o médico assistente da possibilidade de alterações da função neurológica do paciente, em tempo real e auxiliar na identificação de alterações, seja da medula ou dos nervos, durante a cirurgia, permitindo sua imediata correção.

Antigamente, as lesões neurológicas só eram identificadas após a cirurgia e muitas vezes, uma nova cirurgia era necessária para corrigir esta alteração.

As técnicas de monitorização reduziram significativamente os riscos de complicação neurológica dos procedimentos de coluna, sem introduzir riscos adicionais.

Nas cirurgias realizadas pelo Dr Carriço, é possível haver participação de um médico, especialmente envolvido com a monitorização neurofisiológica, que estará realizando os testes e análise específica com o objetivo de aumentar a segurança do procedimento.

Porém, a real indicação da neuromonitorização deve ser discutida com o seu médico. Ela certamente é uma ferramenta com o objetivo de diminuir os riscos de uma cirurgia, mas ainda não é considerada obrigatória em todos os procedimentos na área de cirurgia de coluna vertebral.

image

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00