(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Osteoporose

Por Gustavo. 05 de agosto, 2013. Comente este post

A osteoporose é uma doença sistêmica, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração micro-arquitetural do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade óssea e da suscetibilidade de fratura.

A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. Estima-se que com o envelhecimento populacional na América Latina, o ano de 2050, quando comparado a 1950, terá um crescimento de 400% no número de fraturas de quadril, para homens e mulheres entre 50 e 60 anos, e próximo de 700%, nas idades superiores a 65 anos.

tratamento-osteoporose

A deficiência estrogênica é considerada como o principal fator determinante da perda óssea na mulher na pós-menopausa. Uma relação causal é atribuída em virtude da rápida e consistente perda de massa óssea observada após a menopausa de origem artificial ou natural, e dos efeitos protetores que a administração do estrógeno determina sobre a mesma.

É fundamental que as principais causas de osteoporose secundária sejam afastadas por uma investigação básica, antes do início do tratamento, pois o tratamento específico destas doenças ou a retirada de agentes causais podem ser suficientes para a melhora da condição óssea.

Na identificação da mulher com risco de fratura, antes da intervenção terapêutica farmacológica, há a necessidade de reconhecer os fatores de risco clínicos para as fraturas osteoporóticas e, quando passíveis de modificação, atuar concomitante sobre estes, a exemplo do que se pode fazer com a ingestão apropriada de cálcio, com a orientação a respeito do tabagismo e do etilismo.

A densitometria óssea, principal referência diagnóstica, com valores de T-score menor ou igual a -2,5 DP (desvios padrão) em pelo menos um dos seguintes sítios: coluna lombar, colo de fêmur e fêmur total, associada ao estudo radiológico da coluna são ferramentas importantes no diagnóstico atual da osteoporose.

Existem diversos fármacos empregados para a prevenção e o tratamento da osteoporose.

Recomendam-se a realização de uma consulta médica afim de obter informações acerca do problema e orientações relacionadas a prevenção / tratamento.

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00