(48) 3028-7070
Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Videoendoscopia de coluna em Florianópolis

Por Gustavo. 09 de março, 2015. Comente este post

A cirurgia endoscópica realizada por vídeo, ou videoendoscopia de coluna vertebral, tem transformado o conceito de cirurgia da coluna, por ser um método muito menos traumático e com o mínimo de agressão comparado com as técnicas convencionais.

Esta técnica não está indicaca para todos os pacientes e nem todos os tipos de hérnia. Ela apresenta melhores resultados para os quadros de hérnias discais laterais e foraminais da região torácicas ou lombares, podendo também ser realizadas para as hérnias centro–lateral. As hérnias de disco volumosas costumam precisar de técnicas abertas ou mini-open.

Sobre a abordagem a coluna vertebral, que é considerada a grande vantagem da cirurgia por vídeo, ela pode ser realizado por duas vias de acesso, a transforaminal, inicialmente criado para níveis lombares mais altos por possuir dificuldades com o osso ilíaco e a via de acesso interlaminar, criado posteriormente, para suprir também os acessos mais baixos como L4-L5 e L5-S1.

Acesso transforaminal

Acesso transforaminal

Pelo fato do procedimento poder ser realizado com anestesia local e sedação, ele pode ser realizado também em pacientes com riscos cirúrgicos e anestésicos elevados, o qual em procedimentos com anestesia geral seria impossibilitado. Além disso, a cirurgia por vídeo permite que a maioria dos pacientes possa caminhar no mesmo dia do procedimento e até ter alta hospitalar.

Atualmente é realizado por diversos cirurgiões especialistas de coluna no mundo e já se tornou técnica reconhecida, tanto pelas vantagens oferecidas e por comprovadamente obter elevados graus de satisfação dos pacientes. Recentemente, no ano de 2015, esta técnica foi realizada com sucesso pelos médicos Dr Gustavo Carriço, Dr. Diogo, Dr. Papaleo do Imperial Hospital de Caridade, e pelo Dr Antônio Krieger de Curitiba/PR.

foto medicos endoscopia

Cirurgia por vídeo para hérnia de disco em Florianópolis / SC

Especialista de coluna – médico de coluna – cirurgia minimamente invasiva de coluna

 

404
Dr. Carriço - Clínica da Coluna Vertebral, R. Idalina Pereira dos Santos, 67, sala 406, Agronômica, Florianópolis/SC, Fone 48 3028-7070
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00