Avaliação postural computadorizada

A Biofotogrametria, ou Avaliação Postural Computadorizada, consiste em analisar os desvios posturais do corpo humano em diferentes situações, por meio de fotos digitais tratadas em softwares que mensuram os ângulos e distâncias. A técnica é muito utilizada na ergonomia e medicina do trabalho (ao avaliar a postura de trabalhadores em seus postos de trabalho) e evoluiu da antiga avaliação postural, feita de forma subjetiva pelo médico ou fisioterapeuta na busca de alterações de alinhamento postural que possam estar relacionados com alguma dor ou doença.

Diferente da avaliação postural convencional, a biofotogrametria fornece dados objetivos (ângulos em graus e distâncias em centímetros) permitindo a comparação com valores normais ou avaliações anteriores. Isso possibilita diagnósticos mais confiáveis de desvios posturais e um acompanhamento mais claro da evolução do tratamento para a correção desse desvio.

O procedimento exige a marcação de pontos ósseos no corpo do paciente, por meio da colagem de pequenas esferas de plástico ou isopor na superfície da pele. Fotografias digitais da face anterior, posterior, lateral direita e esquerda do corpo são realizadas com o paciente de pé, descalço e usando roupa de banho. Estas fotos são analisadas pelo software que emite um relatório com todas as medidas angulares necessárias para a prática clínica. De posse desse relatório, o profissional pode diagnosticar, planejar um tratamento, estabelecer metas, alterar condutas, acompanhar a evolução do paciente, emitir pareceres ou dar alta ao tratamento.

O exame é de rápido aplicação, sem contraindicação ou riscos ao paciente, não é invasivo e não provoca dor ou desconforto para usa realização. O resultado é de simples interpretação podendo ser utilizado por diversos profissionais, como: médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, protesistas e dentistas.

Dr. Gustavo Carriço tratamento para hérnia de disco em Florianópolis

Autor

Dr. Carriço