Mudanças de postura

Passamos a maior parte do dia sentado, nossas profissões cada vez mais nos levam a situações de estresse físico e psíquico podendo causar patologias do sistema músculoesquelético, que levam à incapacitação para o trabalho, caso não sejam observados os princípios de ergonomia e posturais básicos.

 

O principal vilão e causados da famosa lombalgia, ou dor na região lombar, é o disco intervertebral, estrutura cartilaginosa localizada na região anterior da coluna. Os profissionais que trabalham em escritório, independente do setor, por se posicionarem no trabalho em flexão anterior do tronco, e por ficarem sentados por muito tempo, ocasionam sobrecarga de pressão nos discos que ao longo dos anos podem entrar em processo de degeneração e causar dor.

 

good-bad-posture

 

Dentre os diversos tipos de degeneração do disco intervertebral estão a protusão, que é uma saliência ou abaulamento do disco sem laceração de sua porção externa, e a hérnia de disco, onde ocorre laceração do anel fibroso (porção externa do disco) com estravasamento de seu conteúdo através desta lesão. Ambas situações podem causar dor e prejudicar o desempenho dos profissionais durante a atividade de trabalho.

No sentido de evitar a dor lombar e as degenerações dos discos, é fundamental que os profissionais se conscientizem que as posturas de flexão são causadoras de sobrecarga na região anterior da coluna e que atividades para compensar essa sobrecarga são fundamentais. Entre elas, exercícios físicos com alongamentos, ou técnicas que envolvam melhor alinhamento da coluna e descompressão dos discos lombares, como Pilates, RPG, sem falar nos cuidados em escolher cadeiras adequadas.

 

Se a lesão já ocorreu e a dor passa de três semanas, além de uma consulta médica especializada, o professional deve procurar inicialmente o tratamento com fisioterapia que basicamente envolve técnicas que trabalham com analgesia, terapia manual (osteopatia, quiropraxia, Rolphing, GDS, etc) e técnicas que envolvam a prática de exercícios.

 

Além dos discos, destacam-se os músculos da região paravertebral como outra causa de dor, por estarem em constante atividade no sentido de equilibrar a coluna, frequentemente inclinada para frente sobre o paciente. Queixa comum são dores em queimação na região dorsal, entre as escápulas, sensação de peso no final do dia, de fadiga, e que costuma ser mais superficial; diferentemente da dor lombar por causa de lesão no disco, que é uma dor mais mecânica, piora muito tempo sentado, na flexão e geralmente é sentida na profundidade.   Além da coluna, queixa comum hoje em dia são ombros, por frequentemente estarem elevados, o que provoca sobrecarga nos tendões e músculos do chamado manguito rotador, grupo de músculos que envolve a articulação do ombro e punhos local da famosa LER (lesão por esforço repetitiva).

 

Trabalhar em escritório embora não seja uma atividade que envolva o corpo de maneira exagerada, pode por outro lado ser mais prejudicial do que trabalhar por exemplo em serviço braçal, pelo fato de exigir ficar muito tempo sentado na mesma posição. Por isso, deve-se destacar que para que exista equilíbrio e para que as lesões não apareçam, mudanças de postura durante o trabalho em intervalos frequentes, alongamentos globais e atividades de lazer que envolvam uma atividade física e alongamentos são importantes.

 

Se os sintomas persistirem o médico deve ser procurado para realização de exames afim de descobrir a causa dos sintomas.

Artigo publicado na Revista do Conselho Regional de Odontologia. Ano 2 / vol. 7 / 2013.

Segue o link da revista: http://issuu.com/silviogord/docs/cro_n007

Dr. Gustavo Carriço tratamento para hérnia de disco em Florianópolis

Autor

Dr. Carriço