Hernia de disco lombar
Hérnia de disco e protusão do disco. Existe diferença?
Existem diversos termos utilizados para descrever as patologias do disco intervertebral e as dores relacionadas, como por exemplo “hérnia de disco”, “pinçamento do nervo”, “ciática”, “protusão do disco”.
Infelizmente, os termos protusão e hérnia de disco nem sempre são utilizados de maneira padronizada e os pacientes geralmente ficam confusos.
Por hérnia de disco, define-se um disco que sofreu ruptura ou fissura de seu anel externo (ânulo fibroso) e extravasamento de seu conteúdo através desta lesão, lesão geralmente mais dolorosa.
Por protusão discal, também chamada de abaulamento do disco, entende-se um disco que está abaulado (em inglês “bulge”); pode até ter sofrido ruptura de suas fibras externas, mas sem extravasamento de seu conteúdo interno (núcleo pulposo).
É portanto importante atentar que existem diferenças entre tais lesões, tanto em suas manifestações clínicas como também entre seus prognósticos. Ambas podem ou não comprimir nervos na região da coluna, causando ou não dor irradiada para os membros inferiores.
Mesmo que o tratamento seja semelhante, e existam grandes chances de ocorrer resolução natural e estabilização com o passar do tempo, o que esperar em relação ao futuro muda muito se o paciente apresenta hérnia ou protusão do disco.
Por fim, é fundamental tomar cuidado para não nos basearmos em avaliações que levam em consideração somente o laudo dos exames, que pode variar muito de radiologista para radiologista. As imagens da ressonância magnética, idealmente, devem ser discutidas entre o médico assistente e o paciente.
Hérnia de disco – 2014 – cirurgia minimamente invasiva da coluna
Dr. Gustavo Carriço tratamento para hérnia de disco em Florianópolis