Se você tem algum problema na coluna e precisa ser submetido a uma cirurgia, fique certo que as técnicas atuais são menos agressivas e mais seguras. Além disso, existe a MONITORIZAÇÃO NEURO-FISIOLÓGICA INTRA-OPERATÓRIA (IOM – intra-operative monitoring), reconhecida como um serviço complementar importante, que adiciona segurança para os cirurgiões e paciente durante a cirurgia de coluna.
- O QUE É MONITORIZAÇÃO INTRA-OPERATÓRIA?
É a técnica que realiza monitorização da função neurológica durante a cirurgi e é utilizada como assistência clínica e tecnológica ao paciente para detectar possíveis alterações em nervos que estão sob risco de lesão. Os sensores são colocados sobre o paciente para acompanhar a atividade elétrica dos nervos espinhais, medular e cerebral. Um médico neurofisiologista interpreta a leitura de sinais elétricos para detectar lesão iminente ou irritação nervosa. Essa informação é compartilhada com o cirurgião oferecendo uma oportunidade para intervir e evitar danos neurológicos permanentes ao paciente. No Brasil é uma atividade médica, então obrigatoriamente o responsável pela IOM tem que ser médico.
- QUAL É O PROPÓSITO DA MONITORIZAÇÃO INTRA-OPERATÓRIA?
IOM é uma medida adicional para garantir a seguraça de um procedimento cirúrgico. O procedimento fornece informações imediata de alteração da condução neurofisiológica do paciente, então a equipe cirúrgica pode responder e reduzir a gravidade dos sintomas de déficits neurológicos no pós-operatório.
Nas cirurgias da coluna cervical, por envolver região próxima a medula espinhal a IOM tem aplicação e uso mais recomendado, diferentemente da região lombar onde não existe consenso sobre obrigatoriedade já que a medula espinhal termina entre L1-L2, portanto cirurgias abaixo destes níveis são consideradas menos arriscadas. A indicação de monitorização neurológica durante a cirurgia de coluna deve ser discutida com seu médico.
CIRURGIAS SÃO MAIS EFICIENTES E BEM SUCEDIDAS QUANDO AS PESSOAS CERTAS ESTÃO ENVOLVIDAS E EMPENHADAS EM CONSTRUIR UM AMBIENTE SEGURO PARA BENEFICIAR O PACIENTE.
Dr. Gustavo Carriço – cirurgia de coluna em Florianópolis – hérnia de disco lombar – hérnia de disco cervical
Cirurgia de coluna com segurança