Existe relação entre zumbido e problemas na cervical?

O tratamento das alterações cervicais não costuma ser a primeira abordagem do paciente que apresenta queixa de zumbido. O zumbido é definido como a percepção de som nos ouvidos ou na cabeça. Em geral, a causa, que nem sempre é de fácil definição, está relacionada a alterações nestas regiões. Mas quando não se encontra a origem, a coluna cervical pode estar contribuindo para o aparecimento do problema?

Em junho de 2020, foi publicado no International Tinnitus Journal, por Henk M. Koning e colaboradores, artigo científico entitulado “Treating cervical spine disorders can result in reduction of tinnitus”. Foram avaliados 37 paciente com zumbido, tratados com injeções de medicamentos para dor na região cervical. Entre os achados, após 3.8 meses, 50% dos pacientes relataram melhora do sintoma.

No primeiro semestre de 2021, foi operado pela equipe do Dr. Gustavo Carriço, caso interessante a ser relatado, de paciente com estenose (estreitamento) de canal cervical com compressão medular. Os sintomas que motivaram o procedimento foram dor persistente e de forte intensidade no membro superior direito (dor radicular), perda de força na mão e dor axial cervical, sem melhora com tratamento conservador.

Por abordagem cervical anterior, foi realizada descompressão neurológica e retirada da hérnia C5C6 com artrodese (fusão) com cage stand alone (sem placa), com travamento através de âncoras, da empresa Globus Medical. (vide foto abaixo)

Curiosidade, foi que já no pós-operatório imediato, além do alívio da dor neural irradiada para o braço, chamou atenção o relato de melhora significativa do zumbido que o paciente tinha há 4 anos. O caso já tem dois meses de evolução, falta agora avaliar a longo prazo.

Em revisão da literatura realizada, zumbido (tinnitus), tontura, visão turva e dor retroocular foram descritos em 1988 por Clark C. R., na revista Spine, como possíveis manifestações atípicas da degeneração discal cervical, provavelmente por envolvimento da cadeia simpática pré-vertebral, que se localiza logo a frente da coluna (vide figura abaixo).

O zumbido merece, como primeira opção, investigação com médicos otorrinolaringologistas e neurologistas. É improvável que o zumbido, como sintoma isolado, tenha origem na coluna cervical. Para pacientes com zumbido e sintomas associados na coluna, como dor cervical mecânica (discogênica ou facetária), especialmente na presença de compressão neural, uma avaliação com o médico e cirurgião de coluna pode ser indicada.

Agende sua consulta. (48) 99624-5557 (WhatsApp)

Dr. Gustavo Carriço. CRM/SC 9237. Florianópolis / Santa Catarina

Ortopedia e Cirurgia de coluna vertebral