Moderna técnica para hérnia de disco cervical

A indicação de tratamento cirúrgico para a hérnia de disco cervical é motivo de preocupação para a maioria dos pacientes, por envolver manipulação em região nobre, próximo a medula, veias e artérias do pescoço, e por se tratar de uma cirurgia na coluna. Em geral as hérnias de disco da região cervical são tratadas cirurgicamente por abordagem anterior pelo cirurgião especialista de coluna, com o objetivo de aliviar a compressão sobre a medular espinhal, dor, dormência e fraqueza tanto na região cervical como nos membros superiores. A taxa de sucesso e bons resultados para tais cirurgias na região cervical é muito alta.

image

 

É importante porém antes de discutir a cirurgia, diferenciar os sintomas de hérnia de disco cervical que podem envolver dor axial localizada na região do pescoço, dor irradiada ao longo dos nervos que saem da coluna em direção aos membros superiores, e ainda se apresentarem como dor referida na região inter-escapular (nas costas) e pescoço, conforme figura abaixo.

 

As indicações para descompressão cirúrgica envolvem dor irradiada persistente de forte intensidade, em geral por mais de 3-6 meses, dor axial e cervical associadas a perda da função neurológica (sensibilidade ou força) ou hérnia de disco volumosa com compressão medular, principalmente se apresentarem sintomatologia progressiva. A técnica ainda tradicional e considerada mais eficaz na maior parte dos pacientes é a artrodese cervical anterior, podendo ser com cage (dispositivo intersomático isolado, chamado de Stand Alone), ou associado com placa anterior.

Diferentemente das abordagens tradicionais com incisões maiores, atualmente existem afastadores muito pequenos que permitem que o cirurgião chegue a região anterior da coluna através de incisões com mínima dissecção, implantes de colocação muito prática e rápida, além de tecnologia que promove fixação muito estável, minimizando os riscos.

Dr. Gustavo Carriço é cirurgião e especialista de coluna em Florianópolis, Santa Catarina. Utiliza técnicas menos invasivas e moderna tecnologia, portanto permitindo recuperação mais rápida e segura após os seus procedimentos.

A artrodese cervical pode ser realizada com a utilização de monitorização neuro-fisiológica intra-operatória para aumentar a segurança do procedimento, conforme figura abaixo.

image

Dr Gustavo Carriço é médico, cirurgião, e especialista de coluna em Florianópolis, Santa Catarina.

Tratamento de dor cervical, dor no pescoço, dormência nas mãos.

Autor

Dr. Carriço