Obesidade e complicação nas cirurgias

Quando indicado um procedimento cirúrgico na coluna vertebral, a avaliação do estado clínico do paciente tem muita importância, e o peso do paciente apresenta estreita relação com o resultado do tratamento. Quando existe obesidade, algumas complicações podem acontecer, não só após mas também durante a cirurgia. No 01 de abril de 2015 edição do Spine, Dr. Burks, da Universidade de Virginia revisou os dados sobre a obesidade e as chances de complicações durante as cirurgias de coluna.

A obesidade pode trazer uma série de riscos para o estado clínico do paciente, torna o procedimento tecnicamente muito mais difícil para o cirurgião, além de estar associada com pior cicatrização da ferida, o aumento do período da cirurgia, maior custo hospitalar, maiores as chances de eventos médicos, além de problemas cardíacos, respiratórios e circulatórios.

Em geral os pacientes que requerem maior preocupação são os obesos (índice de massa corporal superior a 30) e os obesos mórbidos (IMC maior que 40).

Resultado de imagem para obesidade e a coluna

O estudo do Dr. Burks demonstrou que as chances de complicações intra e pós operatórias estão diretamente relacionadas com o índice de massa corporal do paciente. É recomendado um preparo dedicado para pacientes acima do peso. Quando existe impossibilidade de perda de peso em curto espaço de tempo, a abordagem e a técnica cirúrgica deve ser repensada, ou até mesmo contra-indicada.

Os riscos de uma cirurgia eletiva de coluna para os pacientes com obesidade merece discussão com os pacientes e seus familiares. Embora vários pacientes com obesidade se saiam muito bem dos procedimentos, é importante estar ciente que tudo pode ser mais trabalhoso. Converse bem com seus médico, tire todas as suas dúvidas, e procure procedimentos menos agressivos com menor descolamento ou dissecção de partes moles para evitar problemas.

Dr. Gustavo Carriço

Cirurgia de coluna minimamente invasiva para obesidade

Florianópolis – Santa C atarina