É preciso repouso após a cirurgia de hérnia de disco?

Tratamento cirúrgico de hérnia de disco

Após a cirurgia tradicional de hérnia de disco, existe a falsa ideia de que todas as atividades físicas futuras com esforço devem ser evitadas.
Com o avanço das abordagens menos agressivas, utilização de lupas e microscópio, evolução dos focos de luz, auxílio dos aparelhos de radioscopia (intensificador de imagem) utilizados durante a cirurgia e o maior conhecimento do manuseio pós-cirúrgico, atualmente os pacientes submetidos a microdiscectomia lombar aberta, ou cirurgia tradicional para hérnia de disco, podem ser recuperar de maneira surpreendentemente rápida.
Hoje em dia muitos médicos estimulam seus pacientes submetidos a microdiscectomia lombar a retornarem a todas as suas atividades após 4 e 6 semanas de cirurgia. Em termos de restrição de atividades, uma vez que o disco herniado foi removido, o nervo irritado está livre para se recuperar, independente das restrições de atividade.

image

Alguns pacientes apresentam recidiva de hérnia de disco ou recorrência dos sintomas. Alguns vão culpar a cirurgia pelo retorno das dores. Mas a verdade é que a recorrência dos sintomas não é secundária a cirurgia, mas principalmente acontece porque a causa do evento inicial ou da primeira hérnia ainda está presente. Aqui é onde entra a fisioterapia, no período pós-cirúrgico, principal ferramenta que procura mudar a história natural da patologia, alterando biomecanicamente as possíveis disfunções, alterações de alinhamento e desequilíbrios posturais envolvidos na origem da hérnia de disco.

Certamente existem técnicas mais agressivas para se retirar uma hérnia de disco, que envolvem laminectomia extensa, incisões maiores, e que podem estar sim relacionadas a períodos pós-operatórios mais dolorosos e resultados menos favoráveis. Porém, a microdiscectomia que realizamos hoje que tem incisão de cerca de 2-4 centímetros, e a agressão interna é muito pequena.

Dessa maneira, se você vai se submeter a microdiscectomia lombar simples, aberta, via posterior, sem instrumentação, e se o procedimento for realizado por mãos habilidosas e experientes, é muito provável que você retorne a todas as suas atividades, principalmente se os sintomas estão presentes por menos de 4 a 6 meses.
Discuta com seu médico, tire duas dúvidas e conte sempre com a ajuda e auxílio da fisioterapia.

Dr. Gustavo Carriço cirurgia para hérnia de disco Florianópolis SC SF36 +