Tocar guitarra ou violão pode ser doloroso, principalmente se a atividade é praticada durante muitas horas seguidas. A coluna cervical costuma ficar em flexão, e isso pode causar desconforto, além de sobrecarregar o disco intervertebral, com consequente perda do alinhamento da coluna (lordose fisiológica) e tensão muscular.
Para tirar a dúvida sobre a existência de evidências científicas acerca do tema, realizamos pesquisa na literatura médica (MEDLINE/LILACS) sobre a possível correlação da prática de instrumentos musicais e possibilidade do desenvolvimento de problemas de coluna.
RESULTADOS: Existem na verdade diversos estudos com violinistas, como os publicados em 2013 no J Biol Regul Homeos Agents, comprovando a maior chance de problemas músculo-esqueléticos entre os violinistas, e o publicado no Arch Phys Med Rehabil, destacando além da dor cervical, as alterações motoras e sensoriais presentes nos violinistas.
Em relação aos praticantes de guitarra contudo, não foram encontrados estudos específicos. Chamou a atenção somente o trabalho publicado em 2001 na revista Spine, pelo grupo do Departmento de Epidemiologia e Bioestatística da McGill University, no Canadá, intitulado “Risk Factors for the Development of Neck and Upper Limb Pain in Adolescents”. A pesquisa avaliou 810 estudantes durante 12 meses na pesquisa de possíveis fatores de risco para dor cervical, e entre os 79 estudantes praticantes de guitarra ou violão, a prática de instrumento musical não foi identificado como fator de risco, já que este grupo não apresentava mais dor que o grupo controle.
Conclui-se portanto que, até o presente momento, não existe comprovação de que tocar guitarra ou violão possa fazer mal para a coluna.
Mesmo assim, destacamos dicas importantes para os músicos em geral:
- Confira a altura de sua cadeira. O assento muito alto pode fazer com que o tronco se incline para frente e isso pode não ser bom para a lombar. Assentos rígidos ou duros também não são recomendados.
- Assegure-se que sua partitura ou tablatura está numa altura adequada, movimente os pés com frequência, e realize exercícios de alongamento periodicamente. O maior vilão do músico é a dor muscular, portanto realize alongamentos!
- Cuidado para não ir se projetando para a frente, como dito, isso pode sobrecarregar a lombar.
- A prática de atividades esportiva ou de lazer é indicada. E lembre-se, que a saúde mental é o maior segredo para se evitar dores no corpo.
- Invista na sua qualidade de sono. O músico é submetido a sobrecarga de mente e corpo, ter um período para relaxar e descansar é fundamental!
Dr. Carriço – Clínica da Coluna Vertebral – Clínica CORE
Médico especialista de coluna, ortopedista e cirurgião de coluna
Florianópolis – Santa Catarina
“Sometimes you want to give up the guitar, you´ll hate the guitar. But if you stick with it, you´re gonna be rewarded.” Jimi Hendrix